domingo, 7 de outubro de 2012

Risoto de Limão Siciliano


Daí que inventei de levar a sério esse negócio de risoto, depois que descobri O SEGREDO: arroz arbório. Simples assim. Vi em alguns sites, e escolhi o primeiro no amado Rainhas do Lar. De limão. E vou te contar, quando você começa a fazer o risoto, que junta o vinho e, do nada, o caldinho começa a engrossar, é uma emoção linda! Parece mágica pra quem tá acostumado com o bom e velho arroz agulhinha. Não precisa de creme de leite, caminhões de queijo, maizena, nada disso. O arroz é o pulo do gato. Vou te falar, fiz as pazes com o arroz depois de conhecer o arbório!

 Segue aqui a receita para duas pessoas, inspirada no Rainhas:

 INGREDIENTES:

 - 1 cebola picada ou ralada
- 1 colher bem generosa de manteiga
- 1 xícara de arroz arbório
- 1 xícara de vinho branco (de preferência seco)
- 1 tablete de caldo de galinha ou legumes
- 2 xícaras de água quente
- queijo parmesão ralado na hora (não é queijo ralado de pacotinho, viu?)
- 1/2 xícara de suco de limão siciliano
- casca de limão siciliano ralada a gosto


MODO DE PREPARO:

 Refogue a cebola na manteiga, sem deixar queimar. Quando estiver dourada, junte o arroz arbório sem lavar. Dê uma leve fritada no arroz, sem deixá-lo dourado e sem deixar a cebola queimar. Adicione o vinho branco. E fique de olho, porque já já o caldo começa a engrossar e você vai ter que mexer um pouco.

 Enquanto isso, derreta o tablete de caldo de galinha ou legumes em duas xícaras de água quente. Quando o vinho estiver quase seco, adicione o suco de limão siciliano. E quando o suco de limão estiver quase seco, você adiciona uma xícara do caldo de galinha ou legumes dissolvido. Bem, quando ele estiver quase seco, você adiciona a outra xícara. E isso tudo, mexendo de vez em quando, pra grudar o menos possível no fundo da panela.

 Depois desta última xícara, você adiciona 4/5 do queijo ralado (o 1/5 restante vc deixa pra levar à mesa), e vai mexendo! Quando o risoto ficar numa textura cremosa, mas com o grão al dente, está pronto.

 Pra enfeitar, queijo parmesão ralado e raspas de limão siciliano. Ou o que você quiser, que a comida é sua! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário